Para aqueles que vivem focados no futuro, preocupados e ansiosos, a prática do yoga pode ser uma grande aliada para diminuir esses sentimentos e ajudar a relaxar, trazendo a plenitude de viver o momento presente, sem neuras. Praticar algumas asanas por alguns minutos diários pode ter um grande impacto ao longo dos dias.
O método milenar combina mindfulness e meditação com movimentos suaves, capazes de estimular hormônios que agem diretamente no sistema nervoso, trabalhando para acalmar a mente e relaxar o corpo. Por isso, se você teve um dia estressante ou está passando por uma crise de ansiedade, certas posturas são muito benéficas para aliviar esses sentimentos.
Para tirar o máximo proveito da sua sessão de yoga, observe as sensações que circulam pelo seu corpo à medida em que você realiza cada postura. Permita-se sentir e experimentar quaisquer emoções que surjam. Se você sentir que seus pensamentos estão se dispersando, leve sua mente de volta para o tapete e continue sua prática, concentrando-se na sua respiração.
O yoga não promete resolver todos os nossos problemas, mas, sem dúvidas, nos ajuda a ter a calma necessária e discernimento para resolvê-los. Desta forma, separei algumas posturas que são excelentes para aliviar o estresse e a ansiedade. Mais posturas você encontra no Canal da Pri no YouTube. Confira:
Posturas de yoga para estresse e ansiedade
1 - Postura da criança
A postura da criança é ideal para todos, pois ela ajuda a desacelerar e a relaxar, fortalecendo naturalmente o sistema imunológico. A intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração.
Em um tapete de yoga, sente-se sobre os joelhos e separe-os em uma distância maior que a dos quadris. Direcione o corpo lentamente para frente, até encostar a testa no tapete, gerando um alongamento nas costas e nos quadris.
2 - Postura do gato e da vaca
Essa postura auxiliará no alívio de dores na coluna e também no sistema digestivo, além de promover o relaxamento. Assim como a anterior, ela pode ser feita por qualquer pessoa.
Espalhe os dedos das mãos e posicione-as na mesma distância dos punhos e o quadril, na mesma distância dos calcanhares. Ao inalar, leve o peito para frente e para cima, com a barriga sendo empurrada para baixo. Relaxe os ombros, esticando a garganta e alongando o pescoço.
Na exalação, empurre o chão com as mãos, arredondando a coluna. Leve o queixo em direção ao peito e o osso púbico em direção ao umbigo. Repita por quatro vezes as duas posturas. É importante focar na inspiração.
3 - Postura do cachorro olhando para baixo
Essa postura auxilia o sistema nervoso, a circulação sanguínea e o processo de aumento da imunidade. Ao praticá-la, você alonga o corpo e controla a respiração, o que facilita o relaxamento físico e mental.
No tapete de yoga, fique em uma posição de quatro apoios e posicione as bolas dos pés no chão. Espalhe bem os dedos das mãos e eleve os glúteos para cima e para trás, mantendo os joelhos dobrados para alongar a coluna. Permaneça assim por alguns segundos, relaxando toda a musculatura dos ombros e pescoço.