Já emagreceu, mas a barriga continua lá. Fez cesariana e parece que o músculo inferior do abdômen vive dormente. Quando ri, espirra, pula ou agacha, acontece uma perda de urina inesperada. Sente dores na lombar e durante a relação sexual. Tem prisão de ventre frequentemente. Isso tudo pode ter somente uma causa: diástase. A diástase é uma condição que se caracteriza pelo afastamento da musculatura da barriga, muito comum no pós-parto e que pode permanecer durante anos após a gestação. O abdômen se torna fraco e, literalmente, com um buraco.
Mas há solução. E ainda a tempo para o verão. A educadora física Rô Nascimento, especializada em diástase, dá dicas de como fortalecer o abdômen, com cinco exercícios que podem ser realizados em casa. Segundo Rô, o diferencial para a eficácia da atividade está na ativação do abdômen: “A ativação é o abdominal do futuro e consiste em levar consciência corporal para a região da barriga, através de respiração controlada e de força aplicada”.
Ela lembra que o fortalecimento do abdômen não é só uma questão estética: “Muitas vezes o descontentamento com a aparência é o gatilho para iniciar o tratamento, especialmente no verão, quando as pessoas expõem mais o corpo e buscam o sonhado abdômen tanquinho. Mas é também uma questão de saúde, tanto física como mental, já que afeta outras funções do corpo e a autoestima, caso a diástase não seja devidamente tratada”, explica.
Fonte: Jornal O Dia