Para os fãs de automobilismo, o nome Spa sempre está relacionado à pista de Spa-Francorchamps. Na verdade, o spa que conhecemos como um local de saúde de bem-estar também tem o nome derivado da cidade belga, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade é muito conhecida por suas águas termais que, desde pelo menos o século XIV, são referidas como especial para a saúde humana.
O circuito foi pensado em 1920, por Jules de Thier, proprietário do jornal La Meuse de Liège, ele queria reviver uma prova que tinha acabado por conta da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), conhecida como Le Meuse Cup. Em 1920, ele teve uma reunião com Joseph de Crawhez e o piloto Henri Langlois van Ophem, e nela acabou se desenhando um circuito de rua, que seria a ligação entre as vias 32, 23 e 440, um traçado de 14,982 km.
Essas estradas ligavam três cidades: Spa, Malmédy e Stavelot. Mas o traçado do circuito não chegaria em Spa por uma distância de mais ou menos 1 km, pois haveria uma curva que até hoje pertence ao traçado, chamada Source. Na época, era a última curva do traçado e hoje é a primeira. Naquele ponto, foi colocada a reta de largada e a estrutura do circuito. O local ficava em uma vila, que podemos definir na realidade brasileira como bairro, de Francorchamps, dentro da cidade de Stavelot.
O traçado saía desse local e ia até o que podemos definir como um centro da cidade de Malmédy, depois iria até o centro da cidade de Stavelot e voltaria ao ponto da largada. Os fatos de o ponto da largada ser em Francorchamps e por estar muito próximo a Spa, a principal cidade da região, acabaram por fazer a pista ter o nome de Spa-Francorchamps.
O traçado teve algumas mudanças durante os anos. Em 1939, surgiram as duas curvas mais formosas do traçado, que são interligadas: Eau Rouge e Raidillon. Nos anos 1980, por uma questão de segurança, a pista foi encurtada para 7 km. O traçado deixou de percorrer o centro das cidades de Malmédy e Stavelot e, posteriormente, se tornou um circuito permanente. O atual traçado está quase todo dentro da cidade de Stavelot, com exceção do trecho entre a Eau Rouge e a curva que é conhecida como Malmédy, que fica na cidade de mesmo nome
Fonte: Terra.com.br