Apesar do verão durar apenas três meses, dias quentes são comuns em todas as estações do ano no Brasil. Nesses dias, a temperatura corporal aumenta e o corpo pede por alimentos e ingredientes mais leves e, por que não, saudáveis.
De forma inteligente, nosso corpo trabalha para manter a temperatura em torno dos 36ºC. Se o dia estiver muito quente, o organismo lança mão de meios para diminuir o calor, como o suor, que faz com que o corpo perca água e sais minerais. Por isso, hábitos alimentares simples podem ajudar a lidar com a situação.
Conversamos com a nutricionista Juliana Vieira para esclarecer algumas dúvidas sobre o que comer nos dias mais quentes do ano. Confira:
O que consumir dos dias mais quentes
Segundo a nutricionista, os melhores alimentos para consumir nos dias mais quentes são:
-Abacate
-Melancia
-Verduras
-Beterraba
-Batata doce
-Água de coco
-Chocolate amargo.
Abacate: a fruta contém ácido pantotênico, um tipo de vitamina do complexo B que ajuda as células a transformarem alimentos em energia.
Melancia: ela é uma das melhores frutas para consumir nos dias quentes devido ao seu alto índice de água, ajudando a promover hidratação ao organismo.
Verduras: além de serem ricas em vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, as verduras possuem baixo teor de calorias, são fontes de fibras e promovem saciedade. Elas podem ser consumidas cruas e frias, o que ajuda na hora de se refrescar.
Beterraba: a raiz contém nitratos naturais e antioxidantes que servem para aumentar o fluxo sanguíneo e, assim, a oxigenação do cérebro e músculos.
Batata doce: o legume é uma importante fonte carboidrato, que serve como combustível rápido ao organismo. Ela também concentra uma alta taxa de carboidratos integrais, ricos em fibras, que são absorvidos mais lentamente em comparação ao açúcar e à farinha branca.
Água de coco: este isotônico natural é rico em nutrientes como sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C. Além disso, é uma bebida que possui antioxidantes e proporciona muita hidratação para o corpo.
Chocolate amargo: é uma boa fonte de cafeína e teobromina, dois estimulantes que auxiliam no aumento de energia e bom humor.
Além dos citados acima, outros alimentos também podem ser consumidos e são importantes aliados nos dias de calor, garantindo saúde e refrescância, como frutas no geral, cereais, legumes, picolés à base de água, peixes e carnes magras.
Importância da água no organismo
A água compõe 70% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do metabolismo. Por isso, é claro que ela também não pode ficar de fora da alimentação dos dias quentes. O consumo regular de água durante todo o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e pode até melhorar a qualidade da pele.
O consumo adequado de água ainda mantém a saúde e contribui para a eliminação de toxinas, além do transporte de nutrientes para as células de uma forma correta. Ela também ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em esportes e atividades cotidianas.
O que evitar nos dias com altas temperaturas
Você já se alimentou em um dia muito quente e depois sentiu cansaço, desconforto abdominal e cólicas? Alguns alimentos causam esse tipo de mal-estar.
Um desses alimentos é o feijão. "Em dias de calor, ingerir alimentos com alta densidade energética, como o feijão, costuma reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquidos e sais minerais perdidos", explica a nutricionista.
Outras preparações para evitar nos dias mais quentes são os alimentos gordurosos e receitas com muitos condimentos, pois esses podem causar mal-estar. Portanto, carnes com gordura, frituras, molhos, pratos à milanesa e alimentos industrializados devem sair do cardápio quando o sol está forte.
Dias quentes ao ar livre
Dias de calor e com sol pedem atividades ao ar livre. Para aproveitar ao máximo o dia na piscina, praia ou parque, é preciso pensar também na alimentação. Confira as dicas da profissional:
1. Evite o consumo de alimentos crus ou levemente cozidos
2. Alimentos como cenoura, mamão, rúcula, couve e agrião são ricos em betacaroteno e auxiliam na hora de garantir aquele bronzeado maravilhoso
3. Sempre opte por preparar o lanche do passeio ainda em casa para garantir a procedência e boa conservação dos ingredientes
4. Evite alimentos que necessitam de refrigeração, como queijos, iogurtes e carnes
5. Prepare somente a quantidade de comida necessária para comer em breve, evitando consumo de alimentos que estiveram expostos à temperatura ambiente por muito tempo e desperdício.
Fonte: Minha Vida, escrita por Gabriele Amorim