Você sabe o que é dieta cetogênica? Conheça os benefícios para a saúde e a balança

Por Daniel_Dash
Por Daniel_Dash

Gosto muito de falar sobre saúde e bem-estar aqui. E em tempos de pandemia de Covid-19, cuidar da alimentação é essencial para manter a imunidade lá em cima.
Por isso, o tema de hoje é a dieta cetogênica. Você sabe o que é? Saiba quais são as características e benefícios para o organismo e a balança.

A principal premissa dessa dieta é a eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, com intuito de elevar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas e proteína. Sendo assim, é muito importante manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação.

A dieta cetogênica é ideal para quem quer perder de peso, já que o nosso organismo passa a usar os corpos cetônicos, ou seja, as gorduras, como fonte de energia.

A dieta cetogênica pode também ser recomendada para tratar obesidade, diabetes do tipo 2 e, em alguns casos, câncer, já que as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos, nutriente consumido em quantidades mínimas nesse tipo de dieta.

Quando escrevo sobre dietas ou alguma dica de consumo de alimentos, é absolutamente necessário que se vá a um nutricionista ou médico especialista para receber orientação e supervisão. Em qualquer tipo de dieta, se faz essencial o acompanhamento. Como a cetogênica é bem restritiva, é de suma importância que se faça uma pré-avaliação para ver se se encaixa ao seu organismo e objetivo.

Tá, Mundo Maria, e como funciona essa dieta?
Consultei a nutricionista Anna Heiderscheidt para esclarecer direitinho o funcionamento da dieta cetogênica.

O paciente tem que reduzir de forma drástica a quantidade de carboidratos consumidos na alimentação diária. O consumo deve ficar em torno de 20 a 50 gramas por dia, o que corresponde a 10 a 15% das calorias totais diárias. No entanto, esta quantidade pode variar de acordo com o estado de saúde, tempo de duração da dieta e objetivos de cada pessoa.

Deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras, como abacate, coco, sementes, azeite de oliva, amêndoas e nozes e, além disso, a quantidade diária de proteínas deve ser muito maior, praticamente o dobro da consumia antes. É recomendado consumir carne, frango ou peixe no almoço e no jantar, e incluir ovos e queijos nos lanches.

Vamos agora aos alimentos permitidos e proibidos:

Alimentos permitidos

Carnes, ovos e peixes gordos, como salmão, truta e sardinhas, embutidos como presunto, chouriço e bacon, azeite de oliva, óleo e manteiga, creme de leite, iogurtes naturais e sem açúcar, leite de coco, leite de amêndoas, nata, queijo cottage, cream cheese, queijo brie, queijo parmesão, queijo feta, queijo cheddar, queijo suíço, queijo mozarela e queijo azul, amendoim, castanhas, nozes, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, pasta de amêndoa, pasta de castanha de caju, frutas como morangos, amoras, framboesas, mirtilos, cerejas, abacate e coco, vegetais como espinafre, alface, brócolis, cebola, pepino, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, couve de Bruxelas, couve, aipo e páprica, sementes de linhaça, chica, girassol e gergelim, molhos como maionese e mostarda, stevia e azeitona.

Alimentos proibidos

Arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maisena, feijões, soja, ervilha, grão de bico e lentilha, farinha de trigo, pão e torradas, batata, batata doce e banana, bolos, doces, biscoitos, chocolates, caramelo e caldas doces, açúcar, açúcar mascavo, sorvetes, vitaminas e edulcorantes, chocolate em pó, produtos dietéticos e processados, pizza, lasanha, leite de vaca, cheeseburguer e bebidas alcoólicas

É uma dieta BEM restrita, portanto, sempre que for consumir um produto industrializado, deve-se olhar a informação nutricional para ver se não há carboidrato. Caso haja, calcule para não ultrapassar a prescrição do nutricionista.

Dicas de cardápio para dieta cetogênica

Exemplo 1

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos com manteiga + meia xícara de café de framboesas;
  • Lanche da manhã: gelatina sem açúcar +1 punhado de frutos secos;
  • Almoço/Jantar (porque o ideal é se repetir): 2 bifes de carne com queijo acompanhados de aspargos com tiras de pimentão refogados no azeite de oliva.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural sem açúcar + 1 colher de sopa de chia + 1 enroladinho de queijo mozarela e presunto.

Exemplo 2

  • Café da manhã: café bulletbroof (café batido com manteiga e óleo de coco no mixer ou no liquidificador) + duas fatias de peito de peru acompanhadas com meio abacate;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte natural sem açúcar + 1 punhado de nozes;
  • Almoço/Jantar: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite, orégano e sal para temperar;
  • Lanche da tarde: 6 morangos com creme de leite + 1 colher de sementes de chia.

Exemplo 3

  • Café da manhã: tortilha de presunto com 2 fatias de abacate;
  • Lanche da manhã: meio abacate com 2 colheres de sobremesa de manteiga de amendoim;
  • Almoço/Jantar: frango ao molho de creme de leite + salada de couve na manteiga com cebola refogada no azeite ou óleo de coco;
  • Lanche da tarde: vitamina de abacate com sementes de chia.

Sugeri três menus com três proteínas diferentes (carne, peixe e frango) para você optar e variar. Recado importante, ela não é indicada para pessoas com mais de 65 anos, crianças e adolescentes, grávidas e mulheres que estão amamentando.

NaturalSPA